Home / Notícias / Trabalhadores Perdem Direito ao Saque Emergencial de R$ 1.045

Trabalhadores Perdem Direito ao Saque Emergencial de R$ 1.045

A medida provisória 946/2020, responsável por autorizar o saque de R$ 1.045 do FGTS para trabalhadores em tempos de pandemia, não foi votada, causando a interrupção do saque.

A maioria dos deputados federais aceitaram o pedido de retirada da matéria de pauta, feito pelo líder do governo, Vitor Hugo (PSL – GO), fazendo assim com que a MP caducasse no dia 4.

A matéria passou pela câmara pela segunda vez, por conta da alteração feita pelo Senado, que permitia a movimentação da totalidade dos recursos da conta vinculada ao FGTS pelo trabalhador que tenha pedido demissão ou tenha sido demitido sem justa causa.

Vitor Hugo explicou que, apesar de o dinheiro ser dos trabalhadores, compõe um fundo usado na construção civil necessário para financiar a construção de casas populares. Segundo ele, o texto aprovado no Senado poderia gerar um impacto de até R$ 120 bilhões no fundo

O relator da matéria na Câmara, Marcel Van Hatten, lamentou a retirada de pauta.

“Infelizmente, o governo solicita a retirada de pauta, o que trará muita insegurança porque metade daqueles que podem fazer o saque ainda não fizeram”, disse o relator. Ele lamentou uma suposta falta de diálogo entre os líderes do governo na Câmara, Vitor Hugo (PSL-GO), e no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE).