Online vagas logo Oficial

O que Fazer em uma Entrevista de Emprego por Telefone

Receba atualizações de vagas pelo nosso CANAL DO WHATSAPP

Está bem ansioso esperando o telefonema para marcar sua entrevista de emprego mas o celular não toca? Isso é bem frustrante, mas não tem nada de incomum.

Isso pode acontecer mesmo quando o recrutador está muito interessado em entrevistá-lo e as intenções de todos são boas.

O que devo fazer se o entrevistador não ligar?

Muitas vezes a razão de acontecer isso pode ser tão simples quanto a falta de comunicação ou alguma confusão no horário por parte do entrevistador.

Então, se o entrevistador não ligar, ou não estiver disponível quando você ligar para a sua entrevista agendada, veja algumas dicas do que fazer nessas situações:

Não se estresse

Se o entrevistador não atende à sua ligação, provavelmente foi pego de surpresa em alguma reunião ou em outra linha.

Portanto, não pense que a falta de comunicação afetará negativamente sua probabilidade de conseguir o emprego.

Respire fundo e vá para a próxima dica.

Verifique se digitou o número de contato corretamente

Se ligou para o número correto, não entre em pânico, apenas tente novamente.

Se possível deixe uma mensagem na caixa postal para quando o entrevistador estiver disponível para ouvir e entrar em contato com você.

Indique seu nome, a razão pela qual está entrando em contato (entrevista) e a hora atual, bem como suas informações de contato e por quanto tempo estará disponível para aguardar o entrevistador entrar em contato com você.

Que tal enviar um e-mail?

Você pode dizer coisas como: “Estou apenas enviando um e-mail para você em relação à nossa entrevista por telefone agendada para hoje às 17h”.

“Eu liguei para você duas vezes, mas não consegui entrar em contato. Estarei disponível por mais 30 minutos e espero ouvi-lo até lá. Se não, fico feliz em reagendar a sua conveniência. Obrigado novamente pela oportunidade de entrevista.”

Quanto tempo você deve esperar por uma chamada de volta?

Entrevista de Emprego por Ligação

Seu tempo é valioso, portanto, você não deve se sentir obrigado a sentar-se ao telefone e esperar o dia todo por um retorno de chamada.

Espere pelo menos 15 minutos antes de desistir, mas você não deve sentir a necessidade de ficar por mais de meia hora.

Seja paciente e educado ao decidir reagendar. Embora seja frustrante ter que remarcar uma entrevista, pode ter surgido algo que estava fora do controle do seu entrevistador.

Mesmo que tenha sido realmente sua culpa, o que você não tem como saber, e ainda é importante ser gentil e respeitoso quando reprogramar.

Se você está irritado, não demonstre essa atitude. Tente ser o mais flexível possível ao descobrir um novo horário para conversar.

Também seria uma boa ideia enviar ao seu entrevistador um breve e-mail de confirmação uma ou duas horas antes da consulta agendada.

Você pode escrever algo como:

E-mail de confirmação de resposta

Olá Sr. _______

Eu só queria confirmar nossa entrevista por telefone em uma hora. Estou ansioso para falar com você. Obrigado novamente.

Até!

E se você solicitar reagendamento de entrevista e eles não responderem?

Infelizmente, isso pode acontecer de vez em quando e pode ser uma situação extremamente frustrante.

Como solução, veja se o entrevistador concordará em ligar para você, para que ele entre em contato.

Importante, quando você entrar em contato e sua entrevista por telefone tiver terminado, entre em contato com o entrevistador por meio de um e-mail com uma nota de agradecimento expressando sua gratidão pela oportunidade de conversar e por sua flexibilidade no agendamento da consulta.

O que fazer se a chamada cair?

Fique calmo, procure conferir se está com tudo o que precisa em mãos, currículo, descrição do trabalho e portfólio, anotações e calendário se necessário, então ligue de volta imediatamente.

Peça desculpas de forma breve. Seja responsável e apologético, mas não se estenda demais. Querer se culpar não vai causar uma boa impressão.

Assim que ligar, seria interessante perguntar se o entrevistador não deseja reprogramar a entrevista ou se o momento ainda é conveniente para conversar.

Caso seja decidido optar por outro dia, esteja com o calendário em mãos para ter certeza de que vai ter horário livre neste dia, e evitar o bloqueio do agendamento.

Remova todos os obstáculos que possam impedi-lo de aproveitar ao máximo a segunda chance.

Por exemplo, se sua ligação cair, verifique se você está em uma área com melhor recepção ou use um telefone fixo se tiver acesso a um. Se o barulho atrapalhou, planeje sua próxima conversa por um tempo em que você definitivamente estará em um local mais calmo.

Novamente, não entre em pânico. Muitas coisas podem dar errado quando duas pessoas tentam se conectar para uma entrevista por telefone.

A tecnologia pode falhar com você ou até reuniões podem se atrasar.

A maioria das pessoas entende que a vida está cheia de obstáculos e dará a outro candidato consciente e responsável outra chance.

Instagram

Veja as oportunidades de emprego mais recentes, clique em Online Vagas

MAIS OPORTUNIDADES